segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

PAP fácil como colocar rodízios ou argolas em cortinas

Desde que comecei a fazer cortinas achava que perdia um tempão costurando à mão os rodízios com agulha e linha grossa. Esses tempos testei colocar umas argolas em cortinas de varão desse jeito e foi bem mais rápido e prático, então tentei com rodízios e deu super certo.



Aqui a fita usada é de outra cor para mostrar melhor o passo a passo.



1 - Corte pedaços de fita de cetim ou gorgurão estreita na cor do tecido com cerca de 6 cm.

2 - Passe a fita pela base do rodízio ou argola, dá certo também com rodízios de metal e terminal.

3 - Posicione o rodízio bem rente à borda da cortina, estique a fica dobrada e posicione embaixo do pé da máquina, que não deve se sobrepor ao rodízio.

4 - Faça costuras de vai e vem umas três vezes para ficar firme.


Aqui o rodízio colocado. Recomendo que deixe a sobra de fita como segurança.

No caso do bandô faça a costura na quarta linha do franzidor. Os rodízios podem ser pregados assim também, só é bom dar um pontinho à mão nas laterais depois para conferir firmeza na estrutura.  



5 comentários:

  1. Olá Vane, estou a gostar do seu jeito para estes trabalhos! E tudo muito bem explicado. Admiro muito quem sabe executar estas coisas, pois eu sou um desastre!;))! Parabéns e obrigada por partilhar. Beijinhos e continuação de boa semana. Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ailime!
      Eu gosto muito de trabalhos manuais desde pequena, e posso afirmar que a qualidade está ligada à prática. Que tal tentar? :D Tenho certeza que em breve fará trabalhos lindos!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Oi Vane
    você explicando , me pareceu fácil
    nunca costurei cortinas, só fiz as bainhas
    Tenho vontade de costurar cortinas em voal
    vai ter um pap aqui no seu blog?
    eu gostaria!
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Zizi!
      Obrigada pela sugestão, posso fotografar um PAP de cortina, não são peças difíceis mas tem seus segredinhos. Assim que fizer uma eu mostro aqui no blog.
      Um abraço!

      Excluir
  3. Olá,
    Amei sua dica.... Obrigada por compartilhar. Andréa

    ResponderExcluir

Se encontrou um pingo, não deixe de me contar! :)